CARACTERÍSTICAS GERAIS
Os redutores Helicon são de engrenagens cilindricas com dentes helicoidais e eixos paralelos; disponíveis nas reduções de 1,8 a 160 e capacidades de 120 a 40.000 Nm. Sua configuração geométrica permite montagens em várias formas e posições de fixação. O controle rigoroso de seus componentes confere aos redutores um funcionamento silencioso e uma vida útil elevada.
CARCAÇA
Produzidas em ferro fundido cinzento de alta qualidade distingue-se por sua resistência e sua grande superfície de radiação térmica. Construção bipartida na altura dos centros dos eixos , permite um fácil acesso a todos seus componentes, facilitando a manutenção. Em casos especiais podem ser produzidas em ferro fundido nodular.
EIXOS DE SAÍDA
Os eixos são dimensionados para suportarem as cargas indicadas . Todos os assentos e pontos de saída são retificados.
ENGRENAGENS
As engrenagens são fabricadas em aço liga de alta qualidade , que após as operações de desbaste são submetidas a tratamento de cementação e têmpera . Os flancos dos dentes são retificados pelo processo de geração com qualidade 6 , conforme DIN 3962.
MANCAIS
Os mancais são de rolamentos de rolos cônicos, selecionados para suportarem as cargas indicadas.
LUBRIFICAÇÃO
Os rolamentos, como as engrenagens, são lubrificados geralmente por imersão ou a pressão mediante bomba de óleo. A parte inferior da caixa serve como depósito de óleo. Nos casos de posições diferentes da horizontal, o sistema de lubrificação por jato de óleo será especial.
REFRIGERAÇÃO
Na maioria dos casos, o calor irradiado pela superfície exterior da carcaça é suficiente para manter o sistema num regime térmico adequado. Tratando-se de alta potência e serviços contínuos, o óleo deverá ser esfriado através de uma serpentina ou trocador de calor externo . Os redutores com lubrificação forçada e trocador de calor são equipados de manômetros para controlar a pressão do óleo. Em casos especiais são utilizados termômetros para medir a temperatura máxima do óleo.
FORMA DE FORNECIMENTO
Os redutores são fornecidos sem óleos lubrificantes. O interior da caixa é revestido de uma pintura resistente ao óleo. O exterior é pintado conforme padrão Cestari e as pontas de eixos são protegidas por produto anti-corrosivo